O que é o Opus Dei?
O Opus Dei (que significa “Obra de Deus” em latim) é uma instituição da Igreja Católica fundada por São Josemaria Escrivá – sacerdote canonizado em 2002 pelo papa São João Paulo II –, e que tem a missão de ajudar todas as pessoas, sem exceção, a chegar à mais completa felicidade, colocando amor em todas as coisas que faz e tendo uma vida de amizade com Cristo.
Oração: conversa de um filho com seu Pai
A amizade com Jesus – como toda amizade – precisa ser cultivada. É por isso que a oração tem tanta importância: por meio dela, pode-se crescer em intimidade com Deus, tratando-o como o Pai amoroso que é. Reservando uns minutos diários para o diálogo com Jesus Cristo, os membros do Opus Dei se esforçam por crescer nessa união com Deus.
Encontrando Deus no meio do mundo
Alguém que se sabe filho de Deus não se contenta com uns poucos minutos diários de oração: quem começa conversando com Deus no breve momento do dia que reservou para isso, acaba desejando prolongar essa conversa pelo dia todo.
Mas como? É justamente nas atividades cotidianas, no meio dos afazeres mais corriqueiros, que podemos colocar mais amor, transformando tudo em oração: o próprio trabalho feito com amor, empenho e responsabilidade – se realizado com a intenção de agradar a Deus e servir os outros – converte-se em oração. Persistindo um dia após outro nessa luta por estar unido a Deus no trabalho, na vida em família e até mesmo no descanso, o cristão pode alcançar a plenitude da vida de filho de Deus, a santidade, no meio do mundo: essa é a mensagem do Opus Dei.
Assim a expôs São João Paulo II: “como sabeis bem, a vocação dos fiéis leigos é tender para a santidade, animando cristãmente as realidades temporais. E então, também para vós, queridos estudantes e professores universitários, como gostava de repetir São Josemaria, o trabalho e o estudo devem ser uma ‘oração contínua, com as mesmas palavras apaixonadas, mas em cada dia com uma música diferente. É nossa missão típica transformar a prosa desta vida em decassílabos, em poesia heroica’” (mensagem do Papa São João Paulo II no congresso UNIV de 2005).
Amor nas pequenas coisas do dia a dia
Esse empenho por viver unido a Deus ao longo de todo o dia acaba por se manifestar até nos menores detalhes. Foi essa convicção da importância que têm as pequenas coisas como manifestação de carinho, que levou São Josemaria a escrever “Fazei tudo por Amor. – Assim, não há coisas pequenas: tudo é grande. – A perseverança nas pequenas coisas, por Amor, é heroísmo”.
Onde fica o Opus Dei?
O Opus Dei está estendido pelo mundo todo: América, África, Ásia, Europa e Oceania; mas a sede central fica em Roma, muito próxima do Vaticano. Lá vive o Prelado, Mons. Fernando Ocáriz, que foi eleito responsável por toda a Obra, nomeado pelo Papa Francisco, em 23 de janeiro de 2017. Os membros do Opus Dei costumam chamar o Prelado familiarmente de “Padre”, com o sentido de “pai”.

As pessoas que quiserem entrar em contato com o Opus Dei no Brasil e verificar a existência de atividades de formação católica na sua cidade podem obter informações através do e-mail info.br@opusdei.org
Quem são os fiéis do Opus Dei?
A maior parte dos membros do Opus Dei são pessoas casadas que procuram viver o amor cristão em sua família. Outra parte dos membros, porém, para poder dedicar-se mais integralmente à Igreja Católica, vive o celibato apostólico (alguns deles são sacerdotes).
Além disso, existem pessoas que, sem serem fiéis do Opus Dei, decidem colaborar (através de suas orações ou de sua ajuda material) com o trabalho do Opus Dei, sendo chamados Cooperadores. Há, por fim, muitíssimas pessoas que participam das atividades que a Obra organiza para receberem formação católica e orientação espiritual.