Opus Dei no Brasil

Chegada do Opus Dei ao Brasil em 1957

O Opus Dei – fundado em 1928 por São Josemaria Escrivá, na Espanha – chegou ao Brasil em 1957, inaugurando suas atividades na cidade de Marília, em São Paulo, após longa insistência de seu então bispo diocesano, Dom Hugo Bressane de Araújo. Um ano depois, a Obra chegaria também à cidade de São Paulo e, desde então, expandiu suas atividades espirituais e humanas pelo país.

Cidades com Centros do Opus Dei no Brasil

Há Centros dos Opus Dei para mulheres e homens em São Paulo, Ribeirão Preto, Campinas, São José dos Campos, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Curitiba, Londrina, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Niterói e Florianópolis; e Bispos de vários outras dioceses do Brasil pedem continuamente para iniciar as atividades em outras cidades.

O Opus Dei (do latim “Obra de Deus”), possui fiéis, casados e solteiros, em diversos municípios, além dos citados anteriormente. Em muitas outras cidades existem atividades de formação espiritual para mulheres e homens de todas as idades e de diferentes religiões que desejarem participar.

São Josemaría, Fundador do Opus Dei, no Brasil

Entre 22 de maio e 7 de junho de 1974, São Josemaria Escrivá, o Fundador do Opus Dei, esteve em visita ao Brasil, para dar início à catequese que estenderia pela América do Sul.

São Josemaria Escrivá no Centro Universitário do Pacaembu, em São Paulo - SP (Brasil)
São Josemaria Escrivá no Centro Universitário do Pacaembu, em São Paulo – SP (Brasil)

Além de dias de grande alegria para todos aqueles que, de alguma forma, já estavam em contato com a Obra, foi também um momento para compreender com renovada profundidade o papel dos cristãos correntes, mulheres e homens comuns, imersos na sociedade, para transmitir a alegria do Evangelho e para cristianizar o mundo.

“Tanta terra e tão fecunda, tão formosa!” – Disse São Josemaria em um desses encontros que teve com diversos membros do Opus Dei, cooperadores e outros que participavam de suas atividades – “Eu creio que as vossas almas são como esta terra: aqui tudo é generoso, tudo é abundante; os frutos deste país são mais doces… E, depois, vocês têm os braços abertos a todo o mundo: aqui não há distinções. Poderíamos repetir palavras da Escritura: gentes de todos os povos aqui encontram a Pátria, uma Pátria amadíssima. Eu já me sinto brasileiro… Meus filhos, tenho um grande remorso: não ter vindo antes ao Brasil”¹.

¹ Trecho do livro de Francisco Faus: São Josemaria Escrivá no Brasil, Quadrante, 2007.