Novena breve da família: 9)

             Esta “Novena breve da Família” tem como finalidade acompanhar o desejo do Papa Francisco de refletir sobre o valor divino da família cristã e de rezar pelo bem da família, preparando assim ao longo do ano os frutos do Sínodo da Família, que será celebrado em outubro de 2015.

9º DIA: DEUS NO LAR

Reflexão: Palavras de São Josemaria

1) Os meios? Há práticas de piedade –  poucas, breves e habituais –  que sempre se viveram nas famílias cristãs, e entendo que são maravilhosas: a bênção da mesa, a oração antes e depois das refeições, a recitação do Terço em conjunto […], as orações pessoais ao levantar e ao deitar […]. Dessa maneira conseguiremos que Deus não seja considerado um estranho, a quem se vai ver uma vez por semana na igreja, aos domingos. Que Deus seja visto e tratado como é na realidade, também no seio do lar, porque, como disse o Senhor, onde estão dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles (Mt 18, 20) (Questões atuais do Cristianismo, n. 103).

2) Penso sempre com esperança e com carinho nos lares cristãos, em todas as famílias que brotaram do Sacramento do Matrimônio, que são testemunhos luminosos desse grande mistério divino –  sacramentum magnum! (Ef 5, 32), sacramento grande –  da união e do amor entre Cristo e a sua Igreja. Devemos trabalhar para que essas células cristãs da sociedade nasçam e se desenvolvam com ânsia de santidade (Questões atuais do Cristianismo, n. 91).

INTENÇÕES

Peçamos a Deus nosso Senhor, por intercessão de São Josemaria:

A) Que nos ajude a compreender que nada atrai tanto os filhos para Deus como ver a fé e a prática religiosa de seus pais. Que os filhos notem que nós, os pais, ensinamos com o exemplo de uma conduta impregnada de amor a Cristo.

B) Que os filhos vejam que a participação dos pais na Santa Missa, e em outros atos de piedade, são vividos com fidelidade alegre e não mecanicamente ou como uma obrigação.

C) Que não nos cansemos de rezar uns pelos outros, e especialmente os pais pelos filhos. Que não nos falte uma fé grande em que o carinho, o exemplo e a paciência, unidos a uma oração perseverante – sempre contando com a mediação de Nossa Senhora – , deixarão uma semente plantada no coração dos filhos, que terminará dando o seu fruto.

Rezar a oração a São Josemaria: ver no final do 1º dia