Para estar com Deus – um novo livro

capa_para-estar-com-deus

Explicação e conselhos práticos sobre cada uma das práticas – normas de piedade – que compõem o Plano de vida espiritual de um católico desejoso de crescer na vida interior.

Pode ser adquirido na Ed. Quadrante (Tel.: 3873-2270; info@quadrante.com.br) ou na livraria virtual do Cultor de Livros ou pelo e-mail lmeira@quadrante.com.br

Abaixo encontram-se a introdução e o índice.

INTRODUÇÃO

Ao nos despedirmos de uma pessoa, muitas vezes dizemos: «Vá com Deus, fique com Deus». É a melhor coisa que lhe poderíamos desejar, porque «estar com Deus» significa estar com a fonte de todo o bem e de toda a felicidade: com o Amor sem fim. Deus é amor – diz São João –, e quem permanece no amor permanece em Deus e Deus nele (1 Jo 4,16). Por isso, Santa Teresa de Ávila podia afirmar, com a força de uma experiência vivida: «Quem a Deus tem, nada lhe falta».

Este livro foi escrito com a esperança de ajudar o leitor a estar com Deus, a estar habitualmente com Ele, realizando assim o desejo de Jesus: Permanecei no meu amor ( Jo 9,9).

Não se trata de uma coleção de aulas teóricas – embora tenham sempre presente a doutrina católica –, mas de experiências, sugestões concretas para ir alcançando a vida interior (tão necessária a todos nós, excessivamente presos às coisas exteriores!), a fim de que, tendo Deus bem no íntimo da alma, possamos ser portadores de Deus, outros Cristos – assim se chamavam os primeiros cristãos –, e levar a luz, o calor e a paz de Deus ao próximo e à sociedade em que vivemos.

Esses conselhos práticos inspiram-se na grande tradição espiritual da Igreja, especialmente nos ensinamentos de São Josemaria Escrivá. Ele mostrou caminhos de vida interior e de santidade de vida ao alcance dos fiéis cristãos comuns, que vivem e trabalham no meio do mundo e aos quais se dirige principalmente este livro.

ÍNDICE DO LIVRO

A oração

Deus sempre nos fala

A oração mental

A meditação

As condições da oração

O recolhimento

A sinceridade

Detestar o que ofende a Deus

A mortificação

A oração vocal

A oração vocal

Pedir, por quê?

O que devemos pedir?

O Evangelho

A lectio divina

Os primeiros passos

Os segundos passos

O terceiro passo

O exame e a leitura

O exame de consciência

A leitura espiritual

A presença de Deus

Sob o sol de Deus

Como consegui-la?

As orações jaculatórias

O Santo Rosário

Alguns esclarecimentos

Um profundo sentido

Diálogo com Nossa Senhora

A Santa Missa

Como preparar-se?

Como participar?

As orações do coração

O Céu sobre a terra

A ação de graças

Devoção ao Santíssimo Sacramento

A Confissão

«Eu vim para que tenham vida»

«Teus pecados te são perdoados»

«A minha paz vos dou»

Conselhos finais

A direção espiritual

A irradiação da vida interior

Uma garantia importante