Ano da misericórdia: Novena do perdão-1

Primeiro dia – Para ter paz no coração

_________________________________

            Reflexão: Palavras de São Josemaria Escrivá

Não é de Deus o que rouba a paz da alma. (Caminho, n. 258).

Característica evidente de um homem de Deus, de uma mulher de Deus, é a paz na sua alma; tem “a paz” e dá “a paz” às pessoas com quem convive (Forja, n. 649).

É preciso unir, é preciso compreender, é preciso desculpar…  A Cruz de Cristo é calar-se, perdoar e rezar por uns e por outros, para que todos alcancem a paz (Via Sacra, 8ª est., n.3).

Assim como Cristo «passou fazendo o bem» (At X, 38), assim temos nós que desenvolver uma grande sementeira de paz pelos caminhos humanos (É Cristo que passa, n.166).

Pedido

Senhor, tu sabes quanto eu desejo ter a tua paz dentro de mim! Mas bem sei que não poderei consegui-la enquanto guardar mágoas e ressentimento no coração, como feridas que nunca  cicatrizam.

Desejaria ser capaz de fazer o que diz São Paulo: «Suportai-vos uns aos outros e perdoai-vos mutuamente, toda vez que tiverdes queixa contra alguém… E a paz de Cristo triunfe nos vossos corações» (Col 3,13.15). Sem a tua ajuda, Senhor, só com o meu esforço, eu nunca vou alcançar essa paz.

Por isso, peço-te humildemente, por intercessão de São Josemaria, a graça de saber perdoar. Limpa o meu coração da contaminação do ódio, da raiva, da aversão e de quaisquer outros sentimentos amargos que dividem, por mais que eu ache que é justa a minha reação às faltas e ofensas dos outros.

Rezar a oração a São Josemaria

Ó Deus, que por mediação da Santíssima Virgem Maria, concedestes inumeráveis graças a São Josemaria, sacerdote, escolhendo-o como instrumento fidelíssimo para fundar o Opus Dei, caminho de santificação no trabalho profissional e no cumprimento dos deveres cotidianos do cristão, fazei que eu saiba também converter todos os momentos e circunstâncias da minha vida em ocasião de Vos amar, e de servir com alegria e com simplicidade a Igreja, o Romano Pontífice e as almas, iluminando os caminhos da terra com o resplendor da fé e do amor. Concedei-me  por intercessão de São Josemaria o favor que vos peço. Assim seja.

Pai Nosso, Ave-Maria, Glória.