Novena breve da família: 2)

Esta “Novena breve da Família” tem como finalidade acompanhar o desejo do Papa Francisco de refletir sobre o valor divino da família cristã e de rezar pelo bem da família, preparando assim ao longo do ano os frutos do Sínodo da Família, que será celebrado em outubro de 2015.

2º DIA: O MATRIMÔNIO, CAMINHO DE SANTIDADE

————————–

Reflexão: Palavras de São Josemaria

1) Esta é a vontade de Deus, a vossa santificação (1 Tes 4, 3). É o que hoje, uma vez mais, proponho a mim mesmo, recordando-o também a quantos me ouvem e à humanidade inteira: esta é a Vontade de Deus, que sejamos santos […] E que diz aos casados? E às viúvas? E aos jovens? […] Costumo frisar que Jesus Cristo Nosso Senhor pregou a boa nova a todos, sem distinção alguma […]. Chama cada um à santidade e a cada um pede amor; a jovens e velhos, a solteiros e casados, a sãos e enfermos, a cultos e ignorantes; trabalhem onde trabalharem, estejam onde estiverem (Amigos de Deus, n. 294). 

2) Os casados estão chamados a santificar o seu matrimônio e a santificar-se a si próprios nessa união; por isso, cometeriam um grave erro se edificassem a sua conduta espiritual de costas para o lar, à margem do lar. A vida familiar, as relações conjugais, o cuidado e a educação dos filhos, o esforço necessário para manter a família, para garantir o seu futuro e melhorar as suas condições de vida, o convívio com as outras pessoas que constituem a comunidade social, tudo isso são situações humanas, comuns, que os esposos cristãos devem sobrenaturalizar [santificar] (É Cristo que passa, n. 23).

————

INTENÇÕES

Peçamos a Deus nosso Senhor, por intercessão de São Josemaria:

A) Que compreendamos que, vivendo os deveres conjugais e familiares com amor e de olhos postos em Deus, podemos santificar-nos; ou seja, podemos ir atingindo, passo a passo, a plenitude do ideal cristão.

B) Que Ele ponha no nosso coração o entusiasmo por alcançar a santidade, pois a vocação a esse ideal, como ensinava São Josemaria e a Igreja proclama, é para todos os batizados: solteiros, casados, viúvos.

C) Que nos ajude a criar um autêntico ambiente de família, que saibamos lutar para viver aquelas virtudes que mais nos levem a “ser e a fazer família”: o carinho abnegado, a humildade e o esquecimento próprio, a compreensão, a grandeza de coração para perdoar, enfim, tudo o que contribua para vencer as mesquinharias do egoísmo e fazer triunfar o amor.

Rezar a oração a São Josemaria: ver no final do dia 1º