Novena breve da família: 4)

               Esta “Novena breve da Família” tem como finalidade acompanhar o desejo do Papa Francisco de refletir sobre o valor divino da família cristã e de rezar pelo bem da família, preparando assim ao longo do ano os frutos do Sínodo da Família, que será celebrado em outubro de 2015.         

4º DIA: O AMOR DE CADA DIA

Reflexão: Palavras de São Josemaria

1) Não esqueçam [os esposos] que o segredo da felicidade conjugal está no cotidiano, não em sonhos. Está em encontrar a alegria escondida de chegarem ao lar; no relacionamento afetuoso com os filhos; no trabalho de todos os dias, em que toda a família colabora; no bom-humor perante as dificuldades, que é preciso enfrentar com espírito esportivo (Questões atuais do Cristianismo, n. 91).

2) [Para as esposas] É sempre atual o dever de vos apresentardes amáveis como quando éreis noivas, dever de justiça, porque pertenceis ao vosso marido; e ele não deve esquecer, igualmente, que é vosso e que conserva a obrigação de ser, durante toda a vida, afetuoso como um noivo. Mau sinal se sorrísseis ao lerdes este parágrafo: seria sinal evidente de que o afeto familiar se havia convertido em gélida indiferença (É Cristo que passa, n. 26).

INTENÇÕES

Peçamos a Deus nosso Senhor, por intercessão de São Josemaria:

A) A graça de não cairmos nunca na rotina e o cansaço no modo de agir, procurando cultivar o carinho no relacionamento mútuo, a alegria ao cumprimentar-nos, a delicadeza com que pedimos e agradecemos os favores e o esmero com que cuidamos das coisas da casa.

B) Que os esposos nos tratemos sempre “como se fôssemos noivos” (como aconselhava São Josemaria); que pensemos nas alegrias cotidianas que podemos dar um ao outro e aos filhos.

C) Que não permitamos que a televisão, o computador, a Internet, o smartphone, os videogames –  eliminem os tempos de intimidade ou as conversas da família à hora das refeições, ou os momentos de confidências a sós entre os esposos e entre pais e filhos.

Rezar a oração a São Josemaria: ver no final do 1º dia