Novena breve da família: 3)

Esta “Novena breve da Família” tem como finalidade acompanhar o desejo do Papa Francisco de refletir sobre o valor divino da família cristã e de rezar pelo bem da família, preparando assim ao longo do ano os frutos do Sínodo da Família, que será celebrado em outubro de 2015.

3º DIA: O  AMOR CRISTÃO

————————–

Reflexão: Palavras de São Josemaria

1) O amor tem necessariamente as suas manifestações características. Às vezes, fala-se do amor como se fosse um impulso para a satisfação própria, ou um simples recurso para completarmos em moldes egoístas a nossa personalidade. E não é assim: o amor verdadeiro é sair de si mesmo, entregar-se. O amor traz consigo a alegria, mas é uma alegria com as raízes em forma de cruz (É Cristo que passa, n. 43).

2)  Cada um de nós tem seu feitio, seus gostos pessoais, seu gênio – seu mau gênio, por vezes – e seus defeitos. Cada um tem também coisas agradáveis em sua personalidade, e, por isso, e por muitas mais razões, pode ser amado. O convívio é possível quando todos se empenham em corrigir as deficiências próprias e procuram passar por alto as faltas dos outros; isto é, quando há amor que anule e supere tudo o que falsamente poderia ser motivo de separação ou de divergência (Questões atuais do Cristianismo, n. 108).

 

INTENÇÕES

Peçamos a Deus nosso Senhor, por intercessão de São Josemaria:

A) Que nunca consideremos o casamento como uma solução para a nossa realização egoísta, como um modo de exercer o “direito de ser feliz”. Que não esqueçamos que é uma vocação de amor, que encontra mais alegria em dar do que em receber.

B) Que alcancemos o amor autêntico, que consiste em querer o bem dos outros (esposa, marido, filhos):  aquilo que os pode ajudar a ser melhores, o que contribua para aumentar o carinho entre todos.

C) Que todos nos empenhemos em corrigir o nosso mau gênio, as instabilidades de caráter, o nosso egoísmo, os defeitos que prejudicam a convivência. Que saibamos ter compreensão e paciência com as faltas alheias, sem exagerá-las nem dramatizar os problemas.

 

Rezar a oração a São Josemaria: ver no final do 1º dia da Novena