Novena breve da família: 5)

Esta “Novena breve da Família” tem como finalidade acompanhar o desejo do Papa Francisco de refletir sobre o valor divino da família cristã e de rezar pelo bem da família, preparando assim ao longo do ano os frutos do Sínodo da Família, que será celebrado em outubro de 2015.

5º DIA: LARES LUMINOSOS E ALEGRES

            Reflexão: Palavras de São Josemaria

1) A fé e a esperança têm que manifestar-se na serenidade com que se encaram os problemas, pequenos ou grandes, que surgem em todos os lares, no ânimo alegre com que se persevera no cumprimento do dever. Assim, a caridade inundará tudo e levará a compartilhar as alegrias e os possíveis dissabores, a saber sorrir, esquecendo as preocupações pessoais para atender os demais; a escutar o outro cônjuge ou os filhos, mostrando-lhes que são queridos e compreendidos de verdade; e não dar importância a pequenos atritos que o egoísmo poderia converter em montanhas; a depositar um amor grande nos pequenos serviços de que se compõe a convivência diária (É Cristo que passa, n. 23).

2) É verdadeiramente infinita a ternura de Nosso Senhor. Reparemos com que delicadeza trata os seus filhos. Fez do matrimônio um vínculo santo, imagem da união de Cristo com a sua Igreja (cf. Ef 5,32), um grande Sacramento em que se alicerça a família cristã, que há de ser, com a graça de Deus, um ambiente de paz e de concórdia, escola de santidade […]. Quando se vive o matrimônio como Deus quer, santamente, o lar torna-se um recanto de paz, luminoso e alegre (É Cristo que passa, n. 78).

INTENÇÕES

Peçamos a Deus nosso Senhor, por intercessão de São Josemaria:

A) Que nos conceda a graça de não exagerar as contrariedades, os conflitos e as dificuldades diárias; que saibamos ter grandeza de alma para aceitá-las e oferecê-las a Deus com alegria.

B) Que sejamos capazes de cobrir com um sorriso o sacrifício da nossa dedicação, a nossa paciência com os defeitos dos outros, e também o nosso cansaço.

C) Que saibamos dar sempre um tom otimista às nossas conversas; que evitemos juízos ou comentários pessimistas sobre os acontecimentos e as pessoas.

Rezar a oração a São Josemaria: ver no final do 1º dia