Novena breve da família: 1)

Esta “Novena breve da Família” tem como finalidade acompanhar o desejo do Papa Francisco de refletir sobre o valor divino da família cristã e de rezar pelo bem da família, preparando assim ao longo do ano os frutos do Sínodo da Família, que será celebrado em outubro de 2015.

A Novena pode ser praticada individualmente, em família ou em comunidade, ao longo de várias semanas, sem necessidade de fazê-la em dias consecutivos.

 

1º DIA: O MATRIMÔNIO, VOCAÇÃO DIVINA

———————————

  

Reflexão: Palavras de São Josemaria 

1) Para um cristão, o matrimônio não é uma simples instituição social, e menos ainda um remédio para as fraquezas humanas: é uma autêntica vocação sobrenatural. Sacramento grande em Cristo e na Igreja, diz São Paulo (Ef 5, 32), e, ao mesmo tempo e inseparavelmente, contrato que um homem e uma mulher estabelecem para sempre, porque – queiramos ou não – o matrimônio instituído por Nosso Senhor Jesus Cristo é indissolúvel: sinal sagrado que santifica, ação de Jesus que se apossa da alma dos que se casam e os convida a segui-lo, transformando toda a vida matrimonial em um caminho divino sobre a terra (É Cristo que passa, n. 23). 

2)  É importante que os esposos adquiram o sentido claro da dignidade de sua vocação, sabendo que foram chamados por Deus para atingir também o amor divino através do amor humano: que foram escolhidos, desde a eternidade, para cooperar com o poder criador de Deus, pela procriação e depois pela educação dos filhos; que o Senhor lhes pede que façam, do seu lar e da vida familiar inteira, um testemunho de todas as virtudes cristãs (Questões atuais do Cristianismo, n. 93). 

INTENÇÕES

Peçamos a Deus nosso Senhor, por intercessão de São Josemaria:

           

A) Que nos faça compreender a grandeza do casamento cristão; que entendamos que se trata de uma vocação divina e de uma missão que Ele nos confia: formar uma família cristã. 

B) Que nos conceda a alegria de perceber que o nosso matrimônio e a nossa família são um caminho divino, no qual podemos e devemos seguir a Cristo e imitar o seu amor e a sua entrega. 

C)  Que confiemos em que o Espírito Santo nos cumula com suas bênçãos para enfrentar fielmente todas as responsabilidades e problemas da vida familiar. Que não esqueçamos nunca que Deus nos acompanha, fortalece e ampara com a graça do Sacramento do Matrimônio.

 

Rezar a oração a São Josemaria: Ó Deus, que, por mediação da Santíssima Virgem Maria, concedestes inumeráveis graças a São Josemaria, sacerdote, escolhendo-o como instrumento fidelíssimo para fundar o Opus Dei, caminho de santificação no trabalho profissional e no cumprimento dos deveres cotidianos do cristão, fazei que eu saiba também converter todos os momentos e circunstâncias da minha vida em ocasião de Vos amar, e de servir com alegria e com simplicidade a Igreja, o Romano Pontífice e as almas, iluminando os caminhos da terra com o resplendor da fé e do amor. Concedei-me  por intercessão de São Josemaria o favor que vos peço (peça-se). Assim seja.

Pai-nosso, Ave-Maria, Glória