Novena breve da família: 6)

                    Esta “Novena breve da Família” tem como finalidade acompanhar o desejo do Papa Francisco de refletir sobre o valor divino da família cristã e de rezar pelo bem da família, preparando assim ao longo do ano os frutos do Sínodo da Família, que será celebrado em outubro de 2015.

6º DIA: SUPERAR, COM DEUS, AS CRISES E DIFICULDADES NO CASAMENTO

                Reflexão: Palavras de São Josemaria

1) Marido e mulher devem crescer em vida interior e aprender da Sagrada Família a viver com delicadeza […] as virtudes do lar cristão. […] É necessário aprender a calar, a esperar e a dizer as coisas de modo positivo, otimista. Quando ele se zanga, é o momento de ela ser especialmente paciente, até chegar de novo à serenidade; e vice-versa. Se há afeto sincero e preocupação por aumentá-lo, é muito difícil que os dois se deixem dominar pelo mau humor no mesmo instante… (Questões atuais do Cristianismo, n. 108).

2) Um último conselho: não briguem nunca diante dos filhos. Para conseguir isso, basta ficarem de acordo com uma palavra, com um olhar, com um gesto. Discutirão depois, com mais serenidade, se não forem capazes de evitá-lo (Questões atuais do Cristianismo, n. 108).

INTENÇÕES

Peçamos a Deus nosso Senhor, por intercessão de São Josemaria:

A) Que compreendamos que todas as “crises” matrimoniais podem ser uma chamada de Deus para aprofundarmos juntos nas causas das desavenças e brigas, e assim podermos superá-las e iniciar uma nova etapa no casamento.

B) Que saibamos ter a sinceridade de reconhecer que, quando dizemos “não aguento mais”, lá no fundo sabemos que, rezando com fé e aproximando-nos mais de Deus, poderemos levantar a Cruz mais alta e carregá-la com alegria.

C) Que o que padeceu uma injustiça veja claramente que agora precisa ficar mais perto de Deus.  E que aquele que provocou com seu comportamento essa ferida, pense que Deus lhe pede a humildade de arrepender-se, de pedir perdão com toda a sinceridade e de reparar, procurando compensar o melhor possível o mal causado.

Rezar a oração a São Josemaria: ver no final do 1º dia