EXEMPLOS E IMAGENS: O CÉU NA TERRA

UM CÉU ANTECIPADO

O apóstolo São Paulo, na primeira carta aos coríntios, lembra aos cristãos o imenso tesouro que receberam de Deus com o santo Batismo. Não sabeis que sois templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? (1 Cor 3,16). E aos romanos dizia: o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado (Rm 5,5).

Não sei se você conhece Santa Elisabete da Trindade. É uma santa carmelita que captou, com uma clarividência deslumbrante, esse mistério da presença de Deus na alma. Ela dizia: «Encontrei o meu céu na terra, pois o céu é Deus e Deus está na minha alma. No dia em que o compreendi, tudo se tornou luminoso para mim e eu gostaria de confiar este segredo, bem baixinho, àqueles que amo».

Na véspera da sua morte, após uma doença muito dolorosa, a jovem Elisabete escreveu o seguinte bilhete: «Acreditar que um Ser, que se chama Amor, habite em nós a qualquer momento do dia e da noite e que nos pede que vivamos em comunhão com ele, eis o que transformou a minha vida num céu antecipado».

Trecho do nosso livro As verdadeiras alegrias